terça-feira, 8 de abril de 2014

O que estou jogando no...? / Smartphone (Android / iOS) #1

Hoje começa uma nova seção no blog, que chamada "O que estou jogando no...?".

Em cada post vou escrever um pouco sobre os games que estou jogando em diferentes plataformas (desde os consoles até tablets e smartphones) trazendo curiosidades e os motivos que me levaram a jogar estes games. Começando hoje com smartphones

Clash of Clans

Imagem de Introdução do Jogo
Se você nunca ouviu falar de Clash of Clans, ou é porque você não possuí ainda um smartphone (Android ou iOS), ou não acessa páginas de redes sociais com frequência, ou ainda simplesmente não liga muito para games (e não sei porque estaria lendo este post).

Clash of Clans (CoC) é um jogo de estratégia em tempo real, desenvolvida pela empresa finlandesa Supercell. O jogo foi lançado em Agosto de 2012 para aparelhos iOS (iPhone e iPad) e em Setembro de 2013 para aparelhos Android.

A primeira vez que joguei CoC, logo pensei que o game era uma "mistura" de outros dois jogos que fizeram e ainda fazem muito sucesso: FarmVille e Plants vs Zombies.



Minha vila
Explicando melhor essa "mistura". O jogo é gratuito (free to play), assim como os dois jogos citados. Assim como FarmVille, o seu objetivo é juntar recursos para montar a sua vila. Os recursos são adquiridos com o tempo através de coletores de Elixir ou mineradoras de Ouro. Mas você também tem a opção de comprar com dinheiro real um terceiro recurso, chamado de Gema, que podem acelerar ainda mais a evolução de sua vila. Agora digam se esta descrição não lembra FarmVille?


Algumas pessoas tinham muita criatividade e tempo para construir sua fazenda!
É claro que o jogo não se limita apenas a crescer a vila de forma feliz e inocente! Na realidade você precisa desenvolver estruturas de defesa e tropas de ataque para batalhar com outros jogadores que tentam roubar seus recursos. E é o estilo de batalha que as vezes se assemelha aos jogos de estilo tower defense, como é o caso de Plants vs Zombies. Você busca vilas de outros jogadores para atacar e deve planejar seu ataque considerando o nível de defesa da vila que quer invadir e o nível das tropas que você treinou para atacar.

O jogo ainda trabalha com um sistema de evolução muito bem pensado em que cada ação demora um determinado tempo e apenas com as Gemas (sim, aquelas que você compra com dinheiro de verdade) possibilitam que você diminua esse tempo.

Esse tempo varia de alguns entre poucos minutos nos primeiros níveis até vários dias para os níveis mais elevados! Ou seja, no começo para evoluir uma construção, além de barato a própria evolução é rápida durante por exemplo 15 minutos. A cada novo nível além de ficar cada vez mais caro o tempo para concluir a evolução também aumenta significativamente, como por exemplo 10 dias para evoluir o Centro da Vila (uma das construções principais) do nível 8 para o nível 9!


10 dias para evoluir é o Centro da Vila é tenso!!

Esse sistema gera dois comportamentos distintos nos jogadores. Uma parte evolui até certo nível e desiste de jogar pela demora de continuar à evoluir no game. A outra parte continua a jogar e muitas vezes dedica ainda mais horas (e ocasionalmente gasta algum dinheiro real comprando gemas) para manter um bom ritmo de evolução.
Cansou de esperar? Gaste alguns reais em gemas / pedras!
Considerando que a Supercell faturou apenas em 2013 quase 900 milhões de dólares, apenas com dois jogos lançados (o outro game se chama Hay Day e é muito parecido com FarmVille), podemos dizer que essa fórmula tem dado mais do que certo!

Eu estou jogando desde o lançamento para Android e posso dizer que o jogo é viciante, especialmente para os gamers que adoram sistemas de evolução e conquista. Tendo internet no celular (que nem sempre é fácil) este é um ótimo jogo tanto para jogadores mais hardcore quanto para quem joga naqueles intervalos do almoço, pausa do café e outros que você sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário